quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O bom ordenamento do território



Após tirar esta foto, onde se consegue verificar toda a pequena freguesia do Jardim do Mar, no concelho da Calheta, fico admirado com algumas afirmações de pessoas que se julgam entendidas a propósito do ordenamento do território no que concerne à frente mar do Jardim do Mar.

Por aqui apareceram, na altura surfistas, ecologistas, dirigentes políticos, jornalistas enfim uma enorme quantidade de gente com profissões distintas em que de comun tínham o capital hábito de "dizer mal" e uma total vinculação secreta ao Partido Comunista.

Os disparates que ouvi dizer nessa altura daquelas bocas!!! Que o surf ia desaparecer, pois as ondas ficariam extintas; de que os pescadores perderiam peixe; de que Jardim ia desaparecer do mapa com a invasão das ondas!

Enfim... Enormes disparates foram debitados, mas como a foto demonstra, tudo está equilibrado.

A saber:

- O surf ganhou mais adeptos locais, nacionais e estrangeiros;
- Os locais, beneficiaram de acesso ao mar, que todos sem excepção usufruiem;
- Através do fantástico tempo que o Jardim do Mar, normalmente tem, fez com que pessoas de outros concelhos da Madeira vissem a esta linda freguesia, incrementando a economia local;
- O acesso e regresso do mar por parte dos pescadores ficou agora mais seguro e menos problemático;

E curiosamente, os locais estão totalmente satisfeitos com o que se fez na freguesia! O desenvolvimento chegou à freguesia, é a expressão que mais se ouve conjuntamente com um sorriso.

Aliás, veja o leitor a foto publicada e comprove você mesmo!

Como diz o outro "Existe cada um!"

Sem comentários:

Enviar um comentário